Veja a entrevista que fizemos com o senhor Douglas Carvalho Pereira*, diretor da Apabb – Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade.
1. Qual o objetivo da associação?
– Apoiar as famílias das pessoas com deficiência;
– Orientar, encaminhar e acompanhar o desenvolvimento da pessoa com deficiência e de sua família;
– Promover o convívio e a troca de experiências por meio de encontros de lazer e atividades de recreação e/ou esportes para a pessoa com deficiência;
– Defender e disseminar a concepção da inclusão da pessoa com deficiência na sociedade;
– Defender e disseminar o direito ao exercício da cidadania;
– Estabelecer inter-relações com entidades semelhantes;
– Fomentar estratégias que garantam a participação da pessoa com deficiência nas políticas públicas;
– Participar e acompanhar os conselhos de Políticas Públicas;
– Promover debates, palestras, seminários, entre outras iniciativas.
2. Quando foi fundada a Apabb?
Fundada em 8 de agosto de 1987.
3. Quem foram os idealizadores?
Um grupo de funcionários da Agência Centro do Banco do Brasil, em São Paulo. Todos enfrentavam um desafio comum: eram pais de crianças que precisavam de tratamento e cuidados especiais.
4. Onde é a sede da Apabb?
Em São Paulo.
5. Como eu sei se a Apabb está na minha cidade?
Estamos presentes em 15 cidades, de diferentes Estados e no Distrito Federal: Salvador, Bahia; Fortaleza, Ceará; Brasília, Distrito Federal; Vitória, Espírito Santo; Goiânia, Goiás; Belo Horizonte, Minas Gerais; Curitiba, Paraná; Recife, Pernambuco; Rio de Janeiro, Rio de Janeiro; Natal, Rio Grande do Norte; Porto Alegre, Rio Grande do Sul; Florianópolis, Santa Catarina; São Paulo, São Paulo; Aracajú, Sergipe. Podem também conferir no nosso site onde estamos: https://www.apabb.org.br/nucleos.html
6. Como e quem pode se associar?
Qualquer pessoa. Independente de vínculo com o BB ou não. O cadastro pode ser feito pelo próprio site da instituição: https://www.apabb.org.br/quero-doar.html#ser-mantenedor
7. Quantos associados a Apabb tem hoje?
De acordo com nosso último Relatório de Atividades, a Apabb conta com 10.151 mantenedores.
8. Como a associação sobrevive?
Buscamos ao longo do tempo diversificar nossas fontes de recursos, contudo, a receita das doações dos associados mantenedores ainda é a principal fonte. Também obtemos receitas por meios de inscrições em projetos em editais públicos e do apoio de grandes parceiros.
9. Qual o papel do BB junto à APABB?
O BB é um apoiador. Ele cede espaço físicos para muitos Núcleos da Apabb. Além de arcar com despesas como mobiliário, energia e telefone. Além de abrir as portas para a divulgação do nosso trabalho em muitos espaços.
10. Qual o papel da CASSI na associação?
Nós atendemos pessoas que são associados da Cassi, seja funcionário da ativa, aposentados ou pessoas que estão no plano Cassi. A Apabb tem um acordo de cooperação técnica com a Cassi em que as duas organizações tem um papel importante para atender essa população com deficiência. Inclusive, a Cassi tem um capítulo próprio pra isso, que é o capítulo 81. Possibilita que qualquer pessoa com deficiência não tenha coparticipação financeira no plano e nem número limitado de sessões seja elas quais forem. A Apabb apoia, divulga e orienta as famílias em relação a esses direitos.
11. Como um colega aposentado e da ativa pode participar das ações promovidas pela Apabb?
Entrando em contato com o Núcleo Regional mais próximo dele: https://www.apabb.org.br/nucleos.html
12. Quais atividades são oferecidas pela APABB?
Nossos pilares de atuação estão focados em atividades de esporte, lazer, assistência social, empregabilidade e defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
13. Quais as maiores conquistas da Associação?
A criação do capítulo 81 na Cassi, a inclusão da equoterapia para pessoa com deficiência, o credenciamento de novos profissionais relacionados à causa da pessoa com deficiência, entre tantas outras.
14. Finalmente, pedimos uma breve declaração do diretor Douglas Carvalho Pereira sobre a APABB e a Luta das Pessoas com deficiência.
“A Apabb há 34 anos cumpre seu propósito de fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência e de suas famílias. Somos uma entidade reconhecida na luta pelos pela inclusão social e no desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria de qualidade de vida. Em 2020 foi eleita uma das 100 melhores ONGs do país, um prêmio que muito nos orgulha e que tem o respaldo técnico de avaliação feito pela Fundação Getúlio Vargas. Uma entidade que nasceu da iniciativa de um grupo de pais ligados ao Banco do Brasil e que hoje está presente em 14 estados e mais o Distrito Federal, atendendo a toda sociedade, a qualquer tipo de deficiência, de forma gratuita e qualificada. Um orgulho para todos!”
*Douglas Carvalho Pereira – É funcionário da ativa, tomou posse em 1.992, formado em Administração, com MBAs em Gestão Financeira e Gestão de Pessoas. Trabalhou em várias agências em São Paulo, foi gerente de pessoas na BB Seguros e faz parte do conselho deliberativo da AABB São Paulo. Na Apabb, ocupou a função de Presidente Nacional entre os anos de 2017 e 2020 e atualmente é o Diretor Executivo.
Conheça mais sobre o trabalho da Associação: https://youtu.be/0c_7XKHYCYQ
2 Comentários
Muito boa a divulgação. Parabéns aos idealizadores da Apabb, abraçando uma causa tão nobre e ao GM pela excelente matéria.
Sim, Alice, a Apabb merece todo o nosso reconhecimento pelo belo trabalho que realiza. Obrigado por visitar o site do Grupo Mais! Grande abraço.