A PREVI divulgou a Política de Seleção e Indicação de Candidatos a Vagas em Conselhos de Empresas Participadas e Investidas.
A divulgação da política e dos parâmetros para seleção de candidatos a vagas nesses conselhos é uma demanda antiga dos associados, que sempre pediram transparência no processo seletivo.
O processo é feito anualmente e, nos últimos anos, tem contemplado também a indicação de candidatos a conselheiros em empresas nas quais a Previ possui participação minoritária relevante, empresas essas classificadas como investidas.
A PREVI informa que a revisão se baseou nos princípios que norteiam o processo de indicações aos órgãos de governança das empresas participadas e investidas, além de alinhamento ao pilar de transparência e de deveres previstos no Código Amec de Princípios e Deveres dos Investidores Institucionais – Stewardship, do qual é signatária desde 2020, além de incorporar as recomendações do Código Previ de Melhores Práticas de Governança Corporativa; os critérios vigentes da seleção e indicação de candidatos; os critérios de acompanhamento da atuação dos conselheiros eleitos com o apoio institucional da Previ; os aspectos ASGI; as novas referências normativas da Previ; e a necessidade de demais ajustes conceituais.
O documento está disponível ao público no site Previ, na seção Investimentos da Previ > Governança de Investimentos > Manuais e Códigos.